Partilhe esta Página


Menino nagô
Menino nagô

Trabalho fotográfico Menino Nagô do fotógrafo Diering Adler estará em exposição de 13 de Maio ao final do mês de Novembro de 2016 no Museu afro brasileiro de Sergipe, situado na cidade de Laranjeiras-Sergipe.

 

 

A religião nagô é uma religião de origem Africana que louva os Orixás da costa (Santos pedras) não é Candomblé, não é Umbanda, Quimbanda ou qualquer outra dessas denominações.

Nagôs são povos africanos de Origem Yorubá, vindos de regiões do continente africano, se destacando mais a Nigéria, o qual dar-se o nome à religião, o puro advém do significado que não se admite "mistura" ou seja preserva as suas raízes tradicionais africanas. Não há presença dos povos de rua (Exus), somente Os Orixás.

A religião nagô foi comandada por dois homens chamados de Begs, responsáveis por trazer consigo os santos da costa diretamente do continente africano para o Brasil. O primeiro foi Ti Henrique, depois Ti Herculano que ao chegar aqui em nosso país especificamente na cidade de Laranjeiras-se, construiu a morada de seus Orixás nagôs na Comandaroba e lá passou a festejar os seus santos protetores, casa esta que se tornou a matriz da religião nagô, homem de muita força e dons
espirituais.

Após sua morte o Orixá Maior entregou o comando da religião à Umbelina de Araújo, ela comandou a religião por mais de 50 anos.
Depois de Umbelina vieram mais duas Lôxas escolhidas pelo Orixá Maior, Maria de Lourdes e atualmente Bárbara.

Na religião há festejos onde esses Orixás são celebrados, eles são realizados em determinados meses, o principal é o do mês de setembro que denominamos de Corte do Inhame ( festejo associado ao plantio e a colheita do inhame) onde festejamos o Orixá Obacoçô, nele há a oferenda do Inhame novo aos Orixás da Costa, nós que pertencemos a Irmandade Santa Bárbara Virgem não podemos comer inhame sem primeiro ofertá-lo aos orixás. Aquele que desobedecer aos preceitos será castigado.

Dizem os mais antigos que o Inhame é à hóstia dos africanos, por isso a sua grande importância para nós, é através dele que é realizado o que chamamos de o Jogo, quando é anunciado o que irá acontecer com a Irmandade e podemos nos proteger dos perigos que possa estar por vir. Esse nagô é de grande importância também, pois é nele que Nosso Pai da Costa ( Força maior na religião nagô) tem a permissão de vir até nós e nos mostrar o que é preciso para que o mal seja cortado e para que possamos nos proteger, se for o caso. O Corte de Inhame é realizado em setembro na casa de Umbelina e em Janeiro de dois em dois anos na casa de Ti Herculano.

Além do Corte do Inhame, festejemos também no mês de Outubro o Orixá Ogodô (uma das designações de Xangô), esse festejo igualasse em termos de importância com o Corte de Inhame e em outros meses do ano.

A religião nagô possui mais de 300 anos aqui no Brasil, foi trazida para Sergipe especificamente em Laranjeiras no séc. XVIII e continua até os dias atuais.